Gemini no Gmail

O assistente de IA do Google, Gemini, que acaba de ser integrado à caixa de entrada do Gmail, deve ter suas funções expandidas em breve. A novidade incluirá o lançamento de cartões de resumo de e-mails. Os novos cartões aparecerão no topo dos seus e-mails e oferecerão um resumo automático e instantâneo do conteúdo.
E você não precisa selecionar uma opção para resumir um e-mail. A inteligência artificial do Gemini cuidará disso por você sem requerer autorização prévia.
Essa característica marca outro avanço na crescente presença da inteligência artificial (IA) em nossas vidas diárias. Resumos realizados por IA estão sendo implementados em várias plataformas, desde notificações de aplicativos até motores de busca, com graus de sucesso variáveis.
IA cada vez mais presente em nossas vidas
A introdução dos cartões de resumo de e-mail é um exemplo interessante de como a IA pode ser aplicada a tarefas cotidianas. O Gemini analisará os pontos principais de um e-mail mais longo e fornecerá um resumo inicial, que será atualizado conforme novas respostas sejam recebidas. Essa característica não substitui a opção de resumir manualmente um e-mail. Em vez disso, ela oferece uma alternativa para rapidamente compreender o essencial da sua caixa de entrada.
Resumos com histórico ruim
No entanto, vale ressaltar que resumos de IA não são sempre 100% confiáveis. Embora essas funcionalidades busquem simplificar nossas interações e tornar a informação mais acessível, também levantam preocupações sobre precisão e confiabilidade.
O esforço da Apple em integrar resumos de IA para notificações de aplicativos foi intensamente criticado após a BBC descobrir erros repetidos nos resumos de notícias. Da mesma forma, a própria feature do Overviews de inteligência artificial do Google foi criticada por fornecer informações de baixa qualidade e imprecisas.
Novidade limitada por enquanto
O lançamento dos cartões de resumo de e-mail está atualmente limitado a e-mails em inglês, mas é provável que mais regiões sejam adicionadas no futuro. Os usuários podem ativar ou desativar essa característica no Gmail, sob a aba “Smart Features” (em settings). Administradores podem desativar configurações de personalização pelo console de administração.
Dicas de Python
Se você estiver interessado em criar seu próprio resumidor de e-mail movido por IA, considere usar bibliotecas como NLTK ou spaCy para analisar e resumir textos. Veja um exemplo simples de como fazer isso:
import nltk
from nltk.corpus import stopwords
nltk.download('punkt_tab')
def resumir_email(email_texto):
# Tokenizar o texto
tokens = nltk.word_tokenize(email_texto)
# Remover palavras de parada
tokens = [token for token in tokens if token not in stopwords.words('portuguese')]
# Calcular a frequência de cada palavra
frequencia = {}
for token in tokens:
frequencia[token] = frequencia.get(token, 0) + 1
# Ordenar pela frequência e selecionar as palavras mais frequentes
ordenado_frequencia = sorted(frequencia.items(), key=lambda x: x[1], reverse=True)
resumo = ' '.join([palavra for palavra, frequencia in ordenado_frequencia[:5]])
return resumo
# Exemplo de uso:
email_texto = "Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua."
resumo = resumir_email(email_texto)
print(resumo)
# resultado
# . Lorem ipsum dolor sit
Este é apenas um exemplo super básico para começar. Pode experimentar e refinar o algoritmo para melhor atender às suas necessidades!