OpenAI avança na educação
Muitos estudos já apontam que a IA está emburrecendo todo mundo com a sua mania de responder a tudo sem exigir nenhum esforço de seus usuários. Mas essa realidade pode mudar. Em mais uma tentativa clara de abocanhar o mercado educacional, a OpenAI acaba de lançar um novo recurso no ChatGPT: study mode. A novidade abandona as respostas fáceis e está pronta para guiar os alunos em seus estudos de forma mais ativa e desafiadora.
Tendo como público-alvo principal estudantes universitários, study mode pode ser acessado no ChatGPT Gratuito, Plus, Pro e Team, com disponibilidade no ChatGPT Edu chegando nas próximas semanas.
Study mode: chega de respostas fáceis!
Study mode é a mais nova aposta da OpenAI na tentativa de garantir que o ChatGPT seja usado para apoiar o aprendizado real e não somente para oferecer soluções sem que os alunos precisem entendê-las (o que contribui para o emburrecimento causado por IA). Ao selecionar o study mode, ao invés de obterem respostas prontas, os estudantes se deparam com perguntas orientadoras. Elas calibram as respostas aos seus objetivos e níveis de conhecimento. A ideia é auxiliar os estudantes na construção de uma compreensão mais profunda. Portanto, segundo a OpenAI, o study mode foi projetado para auxiliar os alunos a aprender algo e não apenas terminar algo.
método socrático como inspiração
No seu centro, o study mode emprega o método socrático para substituir respostas diretas por prompts guiados e orientação passo a passo. No modo regular, o ChatGPT fornece respostas abrangentes às perguntas dos alunos. Em contraste, o study mode responde com instruções guiadas que incentivam os alunos a pensar criticamente e desenvolver seus conhecimentos prévios. Quando solicitado a dar uma resposta direta, o study mode responde com perguntas como: “Qual é o seu nível atual? Para o que você está estudando?”, antes de fornecer explicações personalizadas.
OpenAI segue bombando com ChatGPT
O lançamento do study mode coincide com rápidos avanços nos recursos de IA da OpenAI, incluindo a demonstração do ChatGPT Agent passando por testes de verificação “Não sou um robô”. Isso aumenta as apostas para aplicações educacionais, pois uma IA mais capaz pode melhorar os resultados de aprendizagem e tornar os desafios de integridade acadêmica mais agudos. Vale mencionar também que todo o sucesso da OpenAI está sendo muito bem recompensado. A empresa acaba de ver sua avaliação chegando a impressionantes 300 bilhões de dólares! Também lembramos que está programado para o fim do verão americano o lançamento do primeiro LLM de código aberto da empresa após um longo jejum. A novidade já é ansiosamente aguardada.
Acesse o study mode
O study mode é especialmente útil para ajudar com a lição de casa, preparação para testes e no aprendizado de novos tópicos. Para experimentá-lo, selecione “Estude e aprenda” (“Study and learn”) na aba de ferramentas (tools) do ChatGPT e faça uma pergunta.